O projeto do Inter para potencializar a formação de jogadores
Nas últimas semanas, o departamento de futebol do Internacional implementou algumas mudanças nas categorias de base. Um delas é o projeto multidisciplinar para potencializar a formação de jogadores.
“O plano consiste em lapidar os jogadores em três áreas: técnica (com abordagem tática também), performance (médica, física, fisiológica e fisioterápica) e comportamental (psicológica, pedagógica e de assistência social). Funciona mais ou menos assim: cada área realiza avaliação dos jogadores e apresenta um plano de trabalho para que o garoto se desenvolva”, informou o Globo Esporte.
“Além disso, o jovem passa por avaliações sistemáticas para que nenhum aspecto extracampo interfira no trabalho. A cada três meses, ele volta a se reunir com os profissionais de cada área para avaliar se atingiu os objetivos. E caso contrário, os motivos que interferiram no processo. O objetivo de tudo é fazer com que o jogador se sinta mais inserido no processo de formação”, completa.
O objetivo do Internacional é ter pelo menos 40% do elenco profissional com jogadores formados nas categorias de base. Neste momento, o grupo principal conta com apenas 18,75% de atletas formados no Celeiro de Ases.