“MUITA GRANA…”; Saiba quais receitas adicionais o INTER poderia obter

“MUITA GRANA…”; Saiba quais receitas adicionais o INTER poderia obter

Ex-secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul e ex-CEO do Sport Club Internacional, Aod Cunha apontou algumas receitas adicionais que o Clube do Povo poderia buscar.

1. Monetização da base de sócios: O Inter já tem um número expressivo de sócios. Ainda assim deve buscar mais e, principalmente, monetizar mais, com precificaçoes melhores para diferentes perfis.

2. Match day e eventos extra jogo: Uma larga base de sócios e torcedores não sócios pode gerar inúmeras oportunidades com a marca do Clube em eventos além dos jogos.

3. Maximização dos patrocínios: Camisa, placas e outros espaços associados ao Inter devem ter uma busca mais ativa por parte do Clube (quase um road show). Isso pressupõe uma análise prévia melhor do tipo de exposição e potencias patrocinadores (não só gaúchos) mais impactados.

4. Remuneração de ativos reais do entorno do Beira Rio: O Clube tem uma localização privilegiada na cidade, com ativos reais (terrenos e Gigantinho) sub utilizados. É preciso inteligência de estruturação (e não só com players locais) e principalmente energia de execução.

5. “Cross-selling” de produtos com o futebol: Você que paga uma academia, vai no cinema, num restaurante, compra carne, não preferiria pagar o mesmo valor para marcas associadas ao Inter? Sabendo que uma fração do valor iria para o Inter?

6. Naming rights: O São Paulo recentemente anunciou uma receita recorrente adicional de R$ 25 milhões por ano com o novo nome “Morumbis”. De novo aqui não se deveria pensar apenas em nomes locais/regionais.

7. Base de torcedores fora do RS: Parte relacionado com o item 2, mas vai além. O Inter tem uma ampla base de torcedores que migraram para outros estados, não vem ao RS, mas mantém fortes vínculos afetivos. É preciso achar produtos e experiências para esses.

8. Engajamento de novos torcedores: O Inter vem perdendo % da base total de torcedores entre os clubes brasileiros. Parte pelo período longo sem títulos, parte pela demografia regional. É preciso atuar com inteligência nisso, pois é a perenidade futura do Clube.

9. Formação de jogadores: “Chover no molhado” aqui. Mas é fundamental ter uma estrutura de formação de atletas de ponta. Isso é multifatorial, mas os números mostram que o Inter tem deixado de gerar receitas potenciais nessa frente.

10. Produtos financeiros ligados ao futebol: Muito se fala no “fundo de debêntures”. É uma boa iniciativa, mas continua sendo dívida. O Clube deveria pensar estruturas que permitam ingressos de risco/equity, como fundos de investimento em atletas, incluindo tokenização.

Redação