TECNOLOGIA permitida pela FIFA favorecerá o INTERNACIONAL
A Fifa autorizou e certificou um acessório que torna as chuteiras inteligentes. O produto também foi aprovado no International Board, órgão que regula as regras no futebol.
O objeto preso às chuteiras funciona como uma cinta. Com isso, as equipes conseguem monitorar a performance física e técnica incluindo dados como tempo na bola. Além disso, equilíbrio, agilidade no chute, velocidade, distância percorrida, aceleração e mudanças de direção dos jogadores também podem ser observados.
“Ao contrário dos vestíveis nas costas, esse produto permite análises mais abrangentes sobre desempenho e disciplinas médicas devido à posição na chuteira a qual gera dados sobre os membros inferiores. Se mostra promissor como uma alternativa econômica para a coleta de dados individuais e coletiva, além de simplificar a análise, assim contribuindo para disponibilizar tecnologias de rastreamento em mais níveis do futebol”, destacou a Fifa.
A empresa responsável pelo produto é parceira de diversos clubes profissionais. Por exemplo, Manchester City, Benfica e o Los Angeles Galaxy. Até o momento, não há detalhes sobre uma possível comercialização do aparelho.